A letra C no jogo de damas

Conheça aqui toda a terminologia do jogo de damas.

A letra C no jogo de damas

A letra C no jogo de damas

A letra C no jogo de damas

Campeonato Competição entre três ou mais jogadores, para determinar o mais forte ou o campeão entre eles. O mesmo que torneio.
Campo adversário A metade do tabuleiro de cada um dos jogadores.
Campo neutro O mesmo que campo de luta. É formado pelas duas linhas lhorizontais que ficam livres, sem pedras, no início da partida.
Cantos Esquinas do tabuleiro. As casas, claras ou escuras, dos quatro lados do tabuleiro, chamadas também, de casas angulares, que começam e terminam as diagonais, claras ou escuras.
Capivara Jogador iniciante e de poucos recursos técnicos. O mesmo que Pixote ou Pato.
A captura no jogo de damasA letra C no jogo de damas

A captura no jogo de damas.

Capturar O mesmo que tomar, comer, pular. Consiste em passar sobre a peça adversária e colocar-se em casa posterior vazia, retirando do tabuleiro a peça ou as peças tomadas.
Caramelo no jogo de damas.

Caramelo no jogo de damas.

Caramelo "Porco de dama" em que a dama está em a1 (ou h8) e duas pedras da mesma cor estão em b2 e a3 (ou g7 e h6) e há uma pedra de outra cor em c1 (ou f8).
Carreirão, ou Grande Diagonal no jogo de damas

Carreirão, ou Grande Diagonal no jogo de damas.

Carreirão Linha diagonal formada de 8 casas no tabuleiro de 64 casas: a1-b2-c3-d4-e5-f6-g7-h8. Linha diagonal formada por 10 casas no tabuleiro de 100 casas: 46-41-37-32-28-23-19-14-10-5. É também conhecido por grande carreirão, grande diagonal, tric-trac, rio, etc...
Casa Quadrados que se intercalam em cores diferentes, formando o tabuleiro de damas.
Casa angular As casas que ficam nos cantos do tabuleiro.
A casa cruz no jogo de damas

A casa cruz no jogo de damas.

Casa Cruz É uma casa por onde uma pedra ou uma dama já tenha passado tomando peças e sobre a qual torna a passar, no mesmo lance, continuando a capturar.
Centro No tabueiro de 64 casas é formado pelas calsas c5-d4-e3-f4. E no tabuleiro de 100 casas: 22-23-24-27-28-29.
Chave Primeiro lance, preciso e único, que serve para resolver um problema, final, etc ... de acordo com o enunciado.
Checkers É conhecida também como "Damas inglesa", popular nos países de língua inglesa, como Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, etc ... A dama é pobre e as pedras não capturam para trás.
Cilada Isca. Jogada ardilosa em que se aparenta dar uma vantagem ao adversário e que encerra uma combinação que provoca a perda de peças ou da partida. O mesmo que Armadilha.
Cilíndrico Vide Problema Cilíndrico.
Cobrir O mesmo que coroar, dobrar e promover.
Colocação Posição das peças no tabuleiro. Situação dos concorrentes dentro da competição, uns em relação aos outros.
Coluna As linhas verticais que partem de um para outro jogador. As colunas no tabuleiro de 64 casas são denominadas de "a" a "h", da esquerda para a direita de cada jogador.
Combinação Série de lances concatenados entre si para a obtenção de vantagens. A combinação pode ser: "eventual", se surge expontaneamente no transcorrer da partida e "preparada", se tiver sido pré-preparada.
Comentarista É aquele que interpretas os lances de uma partida. O mesmo que amalisador.
Comer O mesmo que tomar, capturar, pular. Consiste em passar sobre a peça adversária e colocar-se em casa posterior vazia, retirando do tabuleiro a peça ou as peças tomadas.
Condenação O mesmo que penalidade. Ato de castigar aplicando as leis aos lances irregulares.
Contra-ataque Diz-se do lance que se fez em resposta a um lance de ataque do adversário. Lance que não só defende o ataque inimigo como também o põe em dificuldade, diante da situação que se cria com a resposta.
Coroar O mesmo que cobrir, dobrar e promover. A dama forma-se na oitava linha horizontal do adversário, colocando-se sobre ela uma pedra da sua mesma cor.
Corrigir Voltar o lance irregular e fazer outro certo.
Cravada Veja Pedra Cravada.