Aprendendo a jogar finais com Anton Torquemada

Anton Torquemada

Valencia (Espanha) – 1547

Lélio Marcos Luzes Sarcedo – Mestre Internacional – 5 vezes campeão brasileiro

A comunicação e a troca de informações entre os homens apenas ganhou elevada velocidade há poucos anos.
Somente há poucos anos a informação se democratizou e não há mais limites para o conhecimento humano. Durante séculos e até milênios o conhecimento ficou em poder de poucos. Inúmeros acontecimentos históricos importantes se perderam devido à falta de tecnologia para que eles fossem registrados e guardados para a posteridade. Antes de 1547 não se conhece nemhum registro literário do jogo de damas. Não há dúvidas de que a Espanha foi o berço do jogo de damas moderno, pois aliele ganhou a admiração dos nobres e passou a ser o passatempo predileto nas cortes espalhadas por toda a península ibérica. Em 1547, em Valencia, Espanha, Anton de Torquemada publicou o primeiro livro de jogo de damas, intitulado “El Ingenio Ò Juego De Marro, De Punta, Ò Damas”. Durante mais de 200 anos os espanhóis foram os maiores divulgadores do jogo de damas em toda a Europa. Em seguida, França, Inglaterra, Holanda e Itália também aderiram ao modismo do jogo de damas, que se tornou o jogo mais popular de toda a Europa. Até 1800 foram publicados 18 livros de jogo de damas na Espanha, contra apenas 1 de xadrez, que na época era praticado por muitos poucos, por uma série de razões. Uma delas era a dificuldade de fabricar as peças do jogo. A outra era de que o jogo tinha muitas regras, enquanto o jogo de damas tinha regras simples e fáceis de serem assimiladas. A posição do diagrama no. 1 foi apresentada em 1547, por Anton Torquemada, que foi um dos pioneiros na propagação da mágica do jogo de damas. Torquemada apresentou inúmeras posições que encantaram os nobres e pebleus da época. Posições que até hoje fazem parte da lista de posições obrigatórias de serem conhecidas por qualquer jogador que queira dizer que sabe jogar damas com qualidade. Como esta deste diagrama, onde Torquemada propôs em 1547 uma linha de ganho muito interessante. É importante lembrar que Torquemada jogava damas espanholas, que não capturam para trás. Mesmo assim, os espanhóis deixaram muitos ensinamentos de finais que servem para o jogo de damas brasileiro, como a Forçada, criada na Espanha nessa época.
anton 1
Eu estava como árbitro em um campeonato brasileiro e em determinado momento, um jogador que estava na posição deste diagrama me chamou e me disse:

“Meu tempo está para cair. Esta posição é empate. Eu quero que você me dê empate!”.

Já estive frente à frente com situações como esta inúmeras vezes e sempre respondo:

“Você precisa estudar mais finais. Seu conhecimento de finais está pobre !”.

E mando prosseguir o jogo, pois afinal de contas, o jogo está ganho !!

1.h2-g3!

Torquemada mostra aqui a importância das vermelhas jogarem para h4, com o objetivo de não deixar o adversário ocupar a casa f6.

1. .. h8-f6 2.g3-h4!

Pronto ! As vermelhas atacam a casa h4 e obrigarão o adversário a procurar uma casa diferente de f6 para se estabelecer. A dama de f6 pode ir para a1, b2, c3, e5 e h8. Porém, em verdade elas apenas podem ir para h8, pois jogar para a1, b2, c3 ou e5 significará perder rapidamente.

2. .. f6-h8

[ Então vejamos se a dama de f6 jogar para a1: 2…f6-a1? 3.c1-d2!! a3-b2 ( Se 3…a1-e5 seguirá 4.d2-e3! a3-b2 5.h6-g7 e5xh8 6.h4-f6 h8xf2 7.g1xa1 com ganho. ) 4.g1-d4! b2-c1 5.d4-h8 c1xf4 6.h4-f6 a1xg7 7.h8xh2 com ganho. ]
[ Vejamos agora: 2…f6-b2 3.c1-d2 b2-a1 ( Se 3…b2-e5 4.d2-e3! com ganho, como já vimos. ) 4.h4-d8 Este é um lance de espera importante, pois jogar agora ( 4.d2-e3? conduzirá ao empate após a3-b2! pois quem precisa ir para h8 é a dama de g1 e não a de h4, já que após 5.h4-f6 o jogo fica com empate fácil após b2-c1 ) 4…a3-b2 5.g1-d4 b2-c1 6.d4-h8 c1xf4 7.d8-f6 a1xg7 8.h8xh2 com ganho. ]
[ E se 2…f6-c3? também perderá após 3.c1-d2! c3xe1 4.h4-f6 bastando agora coroar a peça de h6 e ganhar facilmente no final de 3 damas contra uma dama e peça em a3. ]
[ E se 2…f6-e5? também perderá após 3.h4-g3! e5xh2 4.g1-d4 e agora basta coroar a peça de h6 e depois realizar o passe de c1. ]
Um lance de espera é muito importante neste momento.

3.h4-d8!

e agora a dama de h8 não tem mais onde jogar. Tudo perde !

3. .. h8-b2

[ Se 3…h8-e5 4.d8-c7 e5xb8 5.h6-g7 com ganho. ]
[ Se 3…h8-c3 4.c1-d2 c3xe1 5.d8-f6 com ganho. ]
[ Se 3…h8-a1 4.c1-d2! a3-b2 ( Se 4…a1-e5 5.d2-e3 a3-b2 6.h6-g7 e5xh8 7.d8-f6 h8xf2 8.g1xa1 com ganho. ) 5.g1-d4 b2-c1 6.d4-h8 c1xe3 7.d8-f6 a1xg7 8.h8xg1 com ganho. ]

4.c1-d2 b2-a1 5.d8-h4!

Este lance de espera é que muda todo o panorama do jogo e conduz à vitória !

5. .. a1-e5

[ Se 5…a3-b2 6.g1-d4 b2-c1 7.d4-h8 etc… com ganho. ]

6.d2-e3 a3-b2 7.h6-g7 e5xh8 8.h4-f6 h8xf2 9.g1xa1 com ganho.

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