Entrevista com Iser Kuperman, 8 vezes campeão mundial de jogo de damas

Entrevista concedida à Laércio Gomes da Silva e Carlos Alberto Ferrinho, durante a realização do Campeonato Mundial de 64 casas em Águas de Lindóia. 1993.

Entrevista com Iser Kuperman, 8 vezes campeão mundial de jogo de damas de 100 casas

Iser Kuperman, varias vezes campeão mundial de jogo de damas

Iser Kuperman, varias vezes campeão mundial de jogo de damas

Iser Kuperman nasceu em CHERNOBYL, na URSS, era jogador de xadrez até os 13 anos, vivia na cidade de KIEV, quando seu grande amigo David Brownstein jogador de damas o convidou para jogar. Houve um convite recíproco, Kuperman passou a jogar damas e Brownstein a jogar xadrez.

Nessa ocasião, Kuperman visitou o palácio dos Pioneiros onde havia demonstração de jogo de damas. Pensou que era xadrez. Estava saindo quando o professor o chamou e mostrou combinações maravilhosas no jogo de damas.

Isto cativou seu interesse e passou a jogar damas para fazer surpresa ao amigo Brownstein. O amigo havia pensado o mesmo e estava jogando xadrez.

O futuro provou que as opções foram acertadas. Kuperman tornou-se Grande Mestre Internacional e David Brownstein Grande Mestre Internacional de xadrez.

Iser Kuperman conquistou o primeiro título no torneio de candidatos a mestre em 1940, depois conquistou oito títulos nacionais soviéticos, dois torneios em Paris, e oito vezes campeão mundial de damas de 100 casas.

Agora no ano de 1995, em Águas de Lindóia sagrou-se o 1º Campeão mundial em jogo relâmpago ( 5 minutos). Na modalidade de 64 casas também foi campeão nacional nos E.U.A., diversas vezes.

-- COMO SE PREPARA PARA COMPETIR ?

- Fisicamente - obedece a um regime intenso, levanta cedo, faz massagens, exercícios físicos e caminhadas.

- Dieta alimentar - não bebe, não fuma, só toma muito suco de laranja sem açúcar e não bebe refrigerantes.

Depois prepara-se para os jogos. Após o almoço dorme cerca de uma hora. O sono o tranquiliza para o jogo. Entre a refeição e o jogo guarda 3 horas de pausa. Não pratica sexo durante a competição. Gosta de natação e quando vê uma piscina já está se jogando nela ! Assim também quando vê uma praia já está correndo para o mar !

Não analisa partida depois de jogar. Este trabalho ele faz com calma, mais tarde.

- Psicologicamente - Analisa todas as partidas possíveis do seu próximo adversário, faz um retrato da capacidade do adversário, verifica pontos fracos e fortes, para durante o jogo usar os conhecimentos através do retrato do jogador.

Ele aconselha: procure evitar ficar com falta de tempo no relógio, procure dosar o tempo, administrar, pois a falta de tempo para pensar é um caminho para a derrota.

Embora alguns jogadores se coloquem na falta de tempo para forçar o adversário a errar, não aprova esse método. Kuperman diz: penso que o tempo normal é fundamental para jogar, pensar e criar. Não queira aproveitar a falta de tempo do adversário.

- Teoricamente - Saiba o que seu adversário escreveu, o que ele conhece e prepare-se para enfrentá-lo. Procure desenvolver coisas novas que contrarie os conceitos do adversário. Faça tudo isso com bastante antecedência, antes do torneio. Esse método é para um torneio onde se conhece todos os adversários a tempo.

-- QUAL ERA A ESTRUTURA QUE O JOGO DE DAMAS TINHA NA ex-URSS ?

A ex-URSS dava muita ajuda mas cobrava resultados. Exemplo: “quando perdi o campeonato mundial, milhares de cartas chegaram questionando.

Na ex-URSS, em muitas cidades tinha o Palácio dos Pioneiros onde eram selecionados as promessas, os destaques, recebendo todo o auxílio possível para especializar-se na matéria.

O desenvolvimento de cursos e campeonatos eram constantes e os estímulos eram medalhas, diplomas, viagens nos fins de semana pelo País e viagens para o exterior.

Para os jogadores de elevado nível técnico havia o profissionalismo pensão, casa e estadias em estâncias de repouso.

-- QUAIS FORAM SEUS PRINCIPAIS TREINADORES ?

- Primeiro NATOV, antes da 2ª guerra mundial, que faleceu no campo de batalha. Depois da guerra KAPLAN E BASKI.

--COMO FOI QUE DESPERTARAM SEU INTERESSE PARA O JOGO DE DAMAS?

- Através das combinações, análises de variantes interessantes, bonitas. Depois aprendendo a sentir um posição de vitória, de empate e de derrota. Aprendi a entender uma posição, e quando jogava sabia aproveitar, eliminar e levar para uma posição preferida quase que intuitivamente. Este conceito foi uma das razões que facilitou a conquista de inúmeros títulos. Sentia e levava para posições que me sentisse bem, em vantagem.

-- SE ESTIVESSE NUMA SALA DE AULA PARA ENSINAR DAMAS ÀS CRIANÇAS E OS PAIS O QUESTIONASSE SOBRE OS BENEFÍCIOS QUE O JOGO DE DAMAS PODE TRAZER A SEUS FILHOS, QUAL SUA RESPOSTA ?

-- Diria aos pais que as crianças tem caminhos diversos (drogas, bebidas, más companhias, etc ...) e que no jogo de damas se adquire disciplina, não há desperdício de tempo, não se torna ocioso, adquire-se o controle nervoso para não ser impulsivo, aprende-se a disciplinar a mente e o desenvolvimento mental será proveitoso para a escola, para a profissão e aprenderá a ler e usar os livros de damas para aproveitar outros livros de literatura e de outras matérias. Elas aprenderão a fugir de caminhos nocivos para a vida. A disciplina ajudará a prever futuras posições, ensinará a planejar.

Abrirá oportunidades para conhecer outras pessoas, outras cidades. O jogo de damas levará à vontade de vitórias, de atingir objetivos e evita desinteresses. Ele abre aptidões e condiciona a criança, o jovem e o adulto a perseguir objetivos na vida. O estudante de damas terá sucesso na vida, sucesso também com a família. Será alguém na vida.

--POR ONDE DEVEMOS COMEÇAR A ENSINAR JOGO DE DAMAS PARA AS CRIANÇAS ?

- Comece pelas combinações, elas seduzem fortemente a todos. É um assunto cativante. Não se deve dar muita teoria, deve-se caminhar passo a passo, lentamente para entrar na teoria, assim não se torna enfadonha. Mostre coisas bonitas, que cause admiração, interesse, alegria para os sentidos. Depois disso use o método de desenvolver bastante torneios e mostre as partidas que elas jogaram e como poderiam ganhar, como poderiam ter feito uma combinação. Importante é fazer elas jogarem. Jogar, repassar e reforçar o entendimento das regras. Somente depois de amadurecer o gosto delas, de terem participado de inúmeros torneios, e feito resolução de problemas simples e que vai entrando na teoria.

--TEMOS GRANDES JOGADORES DE DAMAS PELO MUNDO ?

- Sem dúvidas, temos muitos grande mestres internacionais. Temos carência é de organização, patrocínios, maior número de torneios importantes nos países e reunindo países para competir. Bons jogadores não faltarão.

-- QUAL É A SUA VISÃO SOBRE O JOGO DE DAMAS DE 64 E 100 CASAS ? E O DESENVOLVIMENTO NO BRASIL ?

-- Na Rússia a revista Chaschi, publicou um tabuleiro de 100 casas no alto de uma escada, com Kuperman subindo esta escada em direção a ele, e um tabuleiro de 64 casas chorando por perder Kuperman. Isto foi no passado. Antes gostava de jogar no tabuleiro de 100, mudei de idéia. A Federação Mundial trabalha bem pelo jogo de 100 casas. O Brasil tem  milhões de pessoas e eu e os damistas brasileiros temos a missão de desenvolver damas, literatura, principalmente de 64 casas.

-- QUAL FOI SUA MAIOR ALEGRIA EM DAMAS ?

- Foi ganhar o 1º Campeonato Mundial no tabuleiro de 100 casas em 1958, no desafio contra DESLAURIES, no Canadá.

-- COMO ATRAIR PÚBLICO PARA O JOGO DE DAMAS ?

- Desenvolver torneios com menos tempo para o público jogar em espaço livre, fazer simultâneas, analisar e demonstrar em tabuleiro mural o que poderia ser jogado. Instituir troféus, por exemplo para partidas mais bonitas, partidas curiosas, partidas com novidades teóricas.

-- QUAL É A DIFERENÇA ENTRE OS G.M.I, PARA OS DEMAIS DAMISTAS ?

- Os G.M.I conhecem centenas de posições teóricas, tendo maior chance para vencer.

E eles analisam e estudam como compreender uma posição em detalhes. Procuram conhecer a teoria moderna e conhecer partidas, além de conhecer o comportamento e como está a vida do adversário fora do tabuleiro.

--O QUE SIGNIFICA DAMAS PARA I. KUPERMAN ?

- A vida. Adoro o jogo de Damas e a atmosfera damística.

No clube de escritores de Moscou, também estuda-se damas. Quando fiquei membro do clube conheci célebres escritores. Tive acesso e conversas com eles. Já escrevi mais de 50 livros de damas, que enriqueceram minha vida cultural e intelectual. Eu contribuí para enriquecer o intelecto de outras pessoas.

-- NA LITERATURA MUNDIAL O QUE VOCÊ GOSTA DE LER ?

- Tchocova, Puskia, Tolstoi, E. A. Poe, Sincler e Ernest Hemingway.

-- O QUE SIGNIFICA DAMAS PARA OS POVOS DA EX-URSS ?

-Cultura, propaganda do país, esporte, lazer, trabalho. Toda cidade soviética pequena ou grande, tinha o Palácio dos Pioneiros com treinadores pagos pelo estado para encontrar talentos visitando cidades e levando para o Palácio dos Pioneiros.(meninos e meninas). No Palácio havia exaustivas competições e cursos para ensinar teoria.