Prova que eu toquei, prova que eu joguei, é sua palavra contra a minha…

Partida jogada entre Bruno Bonfim (Piracicaba) contra Genaldo Gonzaga da Silva (São José dos Campos), nos 78o. Jogos Abertos do Estado de São Paulo, Bauru, 24 de novembro de 1974.

Quando um jogador toca uma peça ele tem que jogá-la. Quando um jogador movimenta uma peça, ele tem que jogá-la. Porém, ao ver que esse lance é péssimo, o jogador volta a jogada ou joga uma outra peça e diz que não tocou a outra peça. Nesse momento o árbitro é chamado pelo adversário, que pergunta para ambos: o que aconteceu ? Um deles diz, ele jogou a peça e voltou e eu quero que ele jogue essa peça. E o outro jogador diz: eu não joguei a peça, eu não toquei a peça. Nesse momento temos a palavra de um contra a do outro e aí o árbitro fica em uma situação difícil. Qualquer depoimento a favor ou contra de pessoas que estão testemunhando o ocorrido não é considerado oficial. Não tem validade. Dessa forma, o árbitro fica apenas com a palavra de ambos os jogadores. E manda prosseguir a partida. Porém, essa partida fica, a partir desse momento, sob protesto. Ou seja, a partir desse momento, se aparecer uma prova concreta de que aquele jogador tocou ou jogou a peça e voltou o lance, esse jogador será punido com a derrota, pois ele mentiu para o árbitro. E usar de má fé contra o árbitro é uma irregularidade grave, que deve ser punida com a perda da partida.
Nesta partida entre São José dos Campos e Piracicaba, Genaldo Gonzaga claramente jogou a peça e voltou o lance. E aí, ao ser perguntado pelo árbitro, ele afirmou que não havia jogado. Com esse lance Genaldo ofereceria 5 peças de graça e perderia imediatamente o jogo. Havia uma câmara filmando o match e ao se dar um zoom no vídeo fica claro que Genaldo Gonzaga jogou a peça e voltou o lance. Ao verificar o vídeo o árbitro imediatamente decretou derrota para Genaldo Gonzaga, que nesse momento confessou para o árbitro que, realmente, havia jogado a peça e voltado o lance.
Atitudes de má fé como essa devem que ser punidas com derrota imediata.

www.topdam.com.br