Quem não tem onde jogar perde o jogo

Veja no vídeo abaixo um fantástico fechamento !

Quem não tem onde jogar, perde o jogo.

Tanto faz tabuleiro de 64 ou 100 casas em relação ao fechamento do jogo: normalmente as brancas, por iniciarem o jogo, perdem a partida, pois os lances das brancas irão terminar primeiro. E quem não tem onde jogar, perde o jogo.

Lá pelos anos de 1930-1940, na Holanda, um mestre holandês preparou uma surpresa para um adversário que gostava de jogar copiando os lances com o objetivo de cair nessas posições. Normalmente as partidas de bloqueio acontecem em partidas simétricas, onde as pretas copiam os lances das brancas.

O mestre holandês preparou a seguinte partida.

1.33-28 18-23 2.31-27 20-24 3.34-30 17-21 4.37-31 14-20

Vejam que o adversário, que está de pretas, está copiando os lances.

5.42-37 09-14 6.30-25 21-26 7.27-22 24-29 8.31-27 20-24

Ele continua copiando os lances.

9.39-34 12-17 10.34-30 17-21 11.44-39 07-12 12.39-33 12-18

Ele continua copiando os lances.

13.50-44 01-07 14.44-39 07-12 15.39-34 12-17

E agora, neste momento, o mestre holandês tinha a seguinte surpresa:

16.37-31 !! 26x37 17.36-31 !! 37x26 18.25-20 !!14x25

E agora, após sacrificar 3 peças, o mestre holandês conseguiu inverter o jogo, ou seja, ele ganhou um tempo e agora quem terá os lances acabados em primeiro serão as pretas !! Acompanhemos:

19.41-37 15-20 20.46-41 10-15 21.41-36 04-10 22.36-31 10-14 23.47-41 05-10 24.41-36 08-12 25.43-39 03-09 26.49-44 02-08 27.48-43 e o último lance foi das brancas.

Como o lance é das pretas, elas perderam o jogo, pois quem não tem onde jogar, perde o jogo !! Veja https://www.youtube.com/watch?v=tI1l53f_BMk&list=UUHbdTDPrz4xjRownjHtYVxA