No Brasil, assim como no mundo inteiro, o jogo de damas já tem divertido pessoas de todas as idades. Eu por exemplo, desde pequena jogava damas com o meu avô e sou muito grata por ter aprendido este tipo de jogo desde muito jovem, pois acredito que me ajudou a desenvolver o meu raciocinio lógico
Apesar de muita gente jogar damas por muitos anos, o que muita gente não tem conhecimento é sobre a história de onde o jogo é originário.
Por incrível que pareça, o jogo de damas não é nada novo. Os historiadores acreditam que o jogo já existe pelo menos desde o ano 3 mil A. C. originário do país Iraque, derivado de outro jogo Egípcio o qual é ainda mais antigo, cerca do ano 14 mil A. C.
Mas como é que este jogo durou durante tantos anos, até chegar até os dias de hoje? Seja você apaixonado por jogos de damas ou não, esta é uma história muito interessante que vamos descobrir juntos.
Um jogo muito antigo, mas ainda divertido até os dias de hoje
Como informado anteriormente, o último registro de utilização do jogo de damas foi dado por volta do ano de 14 mil A. C., no entanto não se sabe exatamente como foi a versão original deste jogo.
Certamente o jogo de damas passou por diversas transformações durante seus pelo menos 16 mil anos de existência, mas foi apenas no ano de 1100 que o jogo foi adaptado para a versão que se joga sob o tabuleiro de xadrez. A transformação do jogo que utilizamos até hoje foi realizada por um francês, e foi apelidado pelo nome de Fiergs naquela época.
Hoje em dia, muita gente conhece damas por ser um jogo de xadrez mais simples, devido a suas regras simplificadas e por ser jogado no mesmo tabuleiro que o xadrez. Aliás, para quem está interessado em jogar xadrez, começar com o jogo de damas irá ajudar muito em seu raciocínio lógico e entender em como se deve mover as peças e também “comer” o seu adversário.
Apesar de o jogo de damas utilizar o tabuleiro originário do xadrez, damas foi realmente criado antes que o jogo de xadrez, no entanto era utilizado outro tabuleiro para a prática do jogo.
Damas nos dias atuais
Após tantas transformações, o jogo de damas chegou a uma versão padrão em todos os países do mundo: jogo composto por 12 peças, utilizado no tabuleiro de xadrez é jogado por 2 pessoas, uma contra a outra. A partida começa com o sorteio de 2 peças, uma preta e uma branca, e quem escolher a peça preta, terá o time preto e irá começar a partida.
Quase o mundo inteiro já jogou a damas, ou pelo menos conhece o jogo de vista, mas muitas pessoas levam estas partidas muito a sério com apostas e muitos também profissionalmente, treinando durante o ano inteiro para participar de campeonatos nacionais e internacionais e após tanta história que este jogo já criou, pode ser que já tenhamos chegado a suas regras finais, ou talvez algumas transformações ainda estão por vir.