Eu me lembro quando jogava xadrez desde o meu tempo de escola. Apesar de eu adorar este jogo desde pequena, infelizmente quase ninguém da minha turma conhecia como eram as regras deste jogo.
Como todo amante de jogos de xadrez deverá ter assistido a série da Netflix O Gambito da Rainha, esta que se tornou famosa tanto entre os amantes de jogos quanto pessoas normais, mas eu por exemplo, notei muito que esta série influenciou muitas pessoas a se interessarem pelo xadrez, inclusive alguns amigos da época da escola, assim como aumentou o interesse naqueles que já jogavam, como em mim mesma.
Desde que assisti a série, passei a treinar diversos jogos diariamente em estilo rápido, assim como li diversos livros sobre estratégias de xadrez para aprimorar minhas habilidades, assim como senti que com aqueles amigos de infância que não podia opinar quando o assunto era sobre xadrez, agora já entendiam todas as regras e podiamos debater mais aprofundadamente sobre o tema.
Um jogo mais popular do que nunca
É certo notar que o xadrez é um jogo popular a muitos anos, devido a quase infinita possibilidade de movimentos a serem jogados por peça, assim como a incrível capacidade de desenvolver o raciocínio lógico nos jogadores.
No entanto, parece mesmo que a série o Gambito da Rainha foi um dos maiores influenciadores a novos jogadores de chess da história.
Como é claro, é impossível ter uma previsão do quanto foi o crescimento de novos jogadores em jogos de tabuleiro de xadrez, no entanto, graças a tecnologia é possível calcular quantas pessoas passaram a jogar xadrez online.
Segundo estatísticas realizadas pelo site www.chess.com, foram notados os seguintes aumentos de jogadores:
-Um grande aumento em novos jogadores que nunca tinham jogado xadrez antes da série ser disponibilizada.
-Uma grande parte dos jogadores que já sabiam jogar xadrez passaram a jogar muito mais partidas.
Mas como podemos ter a certeza que estas estatísticas estão corretas?
Para saber se o impacto da nova série da Netflix é verdadeiro, foi realizada uma pesquisa sempre no site www.chess.com, em países onde a Netflix é disponível, e em um país onde a Netflix não é permitida, e foi encontrado os seguintes resultados:
– Em países onde a Netflix é assistida com frequência, como na Colômbia, Itália e Inglaterra, chess.com houve um aumento de até 700% na quantidade de jogos de xadrez online realizados.
-Na China, onde a Netflix não é permitida, a quantidade de jogadores de xadrez manteve-se estável.
É importante notar que, mesmo que as pesquisas apresentem resultados assertivos desde antes do lançamento da série e após o lançamento, existe outro fator que pode ter influenciado imensamente a utilização de xadrez online: a pandemia.
Como todos sabemos, a situação de distanciamento social e lock down, levou a todos nós a estar mais tempo em casa e também a utilizar muito mais nossos aparelhos eletrônicos para diversas funções, inclusive para a prática de xadrez online.