Você pode imaginar desde quando os jogos de damas já existem? Provavelmente você ficará surpreso com a resposta: cerca do ano 3 mil A. C. e apesar de ser um jogo tão antigo, a diversão que este jogo propõe explica facilmente o por quê que este jogo durou tanto tempo e ainda diverte pessoas de todo o mundo até hoje.
Apesar de ser um jogo consideravelmente simples, a estratégia possível de realizar através deste jogo, tem a capacidade de estimular nosso raciocínio lógico de uma ótima maneira. O melhor de tudo é que este pode ser jogado entre pessoas de todas as idades, sendo possível jogar entre toda a família e aprender sobre lógica através da diversão. Além disso, o jogo de damas é jogado através do mesmo tabuleiro do xadrez, e pode servir também como preparação de aprendizado para quem quer se aventurar em um jogo mais complexo.
Este jogo que se joga entre 2 pessoas possui regras de fácil entendimento, no entanto é necessário pensar em cada movimento para não dar vantagem ao oponente. Este artigo te irá ensinar a jogar damas em um piscar de olhos e estar apto a jogar uma partida com qualquer pessoa após ler estas regras.
1- Preparação do tabuleiro
Este jogo pode ser jogado somente entre 2 pessoas, nada mais nada menos. Cada oponente deverá sentar-se de frente para o outro e utilizar um tabuleiro idêntico ao tabuleiro de xadrez: com quadrados brancos e pretos.
Cada um começa com 12 peças com cores diferentes para cada jogador (branco e preto) e deverá inseri-las apenas nos quadrados pretos de forma horizontal nas 3 primeiras linhas de baixo para cima.
Uma vez que o tabuleiro estiver organizado, deverá ser realizado um sorteio ou disputa de par ou ímpar, para decidir quem começa a jogar.
2- Movendo e comendo peças do adversário
Ao contrário do jogo de xadrez, no jogo de damas o movimento das peças é realizado de modo muito mais simples. Apenas os quadrados negros são utilizados e cada jogador poderá mover suas peças apenas para frente com um movimento de um quadrado por jogada.
A única maneira que poderá “comer” as peças do adversário será quando você estiver em frente a uma de suas peças e não tiver nenhuma peça (nem sua nem de seu adversário) atrás do alvo que deseja comer. Uma vez que houver uma possibilidade de comer uma peças de seu adversário, este movimento será obrigatório. Isso se dá ao fato de que muitas vezes a estratégia é construída de tal forma que você ou seu adversário irá obrigar o oponente a comer uma peça, e após este movimento, ganhará vantagem de movimento, ou até mesmo poderá comer 2 peças em retorno.
3- Fazendo damas
O nome do jogo é dado ao objetivo principal da partida: realizar damas. Quando uma de suas peças alcançar o lado oposto do tabuleiro, a sua peça simples se tornará uma dama!
Visto que as peças normais podem mover-se apenas para frente, as damas por sua vez podem mover em qualquer direção, fazendo com que o jogador que possua mais damas, terá vantagens para eliminar as peças do jogador com menos damas e mais peças normais.
4- Ganhando a partida
A partida termina apenas quando todas as peças de um dos jogadores forem eliminadas.
Tente realizar o maior número de damas possíveis, e também busque realizar uma estratégia que impeça o seu oponente de realizar damas. Isso te dará vantagens no fim do jogo, visto que quem tiver menos damas terá opções de movimento limitadas com as peças normais.
Muito fácil não é mesmo? Agora que você já sabe das regras de damas, o mais importante é praticar. Boa sorte!